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Condições de Acesso

  • Idade igual ou superior a 18 anos e/ou 12ºano*

  • Inscrição obrigatória no Centro de Emprego de Leiria

  • Atestado Multiusos ou declaração comprovativa de deficiência e/ou incapacidade emitida pelo Centro de Emprego

  • Residência preferencialmente nos concelhos de Leiria, Porto de Mós e Batalha

  • *A título excecional podem, ainda, ser abrangidos candidatos com menos de 18 anos, desde que os estabelecimentos de ensino nos quais os mesmos se encontrem inscritos comprovem a incapacidade para a frequência do mesmo

O CINFORM é o Centro de Integração e Formação Socioprofissional da Cercilei a funcionar desde 1992, através de projetos cofinanciados pelo Fundo Social Europeu e o Estado Português.


Caracteriza-se como sendo uma estrutura que possibilita uma dinâmica de formação profissional interna em oficinas equipadas e equiparadas a um posto de trabalho, devidamente acompanhada por uma equipa multidisciplinar durante e após a colocação do formando em posto de trabalho. A par da formação profissional, promove-se a participação em atividades de responsabilidade social e ambiental.

CINFORM

Oferta formativa

Operador de jardinagem

Serralharia Civil

Operador de Acabamentos de Madeira e Mobiliário

Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade

 

Benefícios

  • Bolsa de formação de acordo com as directrizes do IEFP

  • Subsídio de alimentação

  • Subsídio de transporte

  • Seguro de acidentes pessoais

 

Vantagens

  • Formação profissional interna em oficinas equipadas e equiparadas ao posto de trabalho

  • Acompanhamento da Equipa Multidisciplinar (Psicologia, Serviço Social, Pedagogia)

  • Acompanhamento no posto de trabalho

  • Actividades extra formação, de responsabilidade social e ambiental

Equipa Técnico

  • Assistente Social

  • Psicólogo

  • Técnico de Acompanhamento em Empresa

  • Formadores da componente tecnológica

  • Formador de formação para a integração

  • Professores de formação base

  • Serviços de apoio

Saídas Profissionais

Restauração

Hotelaria

Terceira idade

Primeira infância

Serviços domésticos

Manutenção e construção de jardins

Viveiros

Centros hípicos

Carpintarias

Marcenarias

Mecânica

Serralharias

Fábricas

A quem se destina

Jovens e adultos com necessidades específicas de formação para inserção no mundo de trabalho, com idade igual ou superior a 18 anos.

Objetivo

Dotar os formandos de conhecimentos e competências pessoais e profissionais, através de frequência de ações de formação profissional que conferem certificação profissional e/ou dupla certificação de nível 2 B 3 (equivalência ao 9ºano).

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira

9h00 às 17h00

Períodos de encerramento

Mês de agosto

24 e 31 de dezembro 

Terça-feira de Carnaval

Percurso A

 Dupla certificação

(certificação profissional e escolaridade 9º ano)

Até 2900 horas de formação/2 anos

Formação Tecnológica (oficina/curso)

Formação Para a Integração

  • Portefólio

  • Balanço de Competências

  • Igualdade de Oportunidades

  • Empreendedorismo

  • Procura Activa de Emprego

  • Legislação Laboral

Formação Base

  • Matemática para a vida

  • Cidadania e Empregabilidade

  • Tec. de Informação e Comunicação

  • Linguagem e Comunicação

Formação Profissional em Contexto Real de Trabalho

Percurso B

Dupla certificação

(certificação profissional e escolaridade 9º ano)

Até 3600 horas de formação/3 anos

Percurso C

 Certificação profissional

(percursos individualizados)

Até 2900 horas de formação/2 anos

Formação Tecnológica (oficina/curso)

Formação Para a Integração

  • Portefólio

  • Balanço de Competências

  • Igualdade de Oportunidades

  • Empreendedorismo

  • Procura Activa de Emprego

  • Legislação Laboral

Formação Base

  • Matemática para a vida

  • Cidadania e Empregabilidade

  • Tec. de Informação e Comunicação

  • Linguagem e Comunicação

Formação Profissional em Contexto Real de Trabalho

Formação Tecnológica (oficina/curso)

Formação Base

  • Matemática para a vida

  • Linguagem e Comunicação 

 

Formação Profissional em Contexto Real de Trabalho

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS(CAO)/CENTRO DE ATIVIDADES E CAPACITAÇÃO PARA A INCLUSÃO (CACI) 

CAO/CACI

O primeiro Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), que antecede o CACI, foi constituído na sede em 1988, com a celebração do primeiro acordo com a Segurança Social, entidade que financia e tutela esta valência. Atualmente temos três Centros de Atividades Ocupacionais, com assinatura dos respetivos protocolos em 2016. 

“As atividades ocupacionais constituem uma modalidade de ação social, exercida pelo sistema de segurança social, que visa a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência grave, permitindo o desenvolvimento possível das suas capacidades, sem vinculação a exigências de rendimento profissional ou de enquadramento normativo de natureza jurídico-laboral.” 

(Decreto-Lei n.º 18/89 de 11 de janeiro).

No CAO em Porto de Mós e Batalha:

  • Cozinha 

  • Criativ’arte

  • Serviços e manutenção dos espaços

  • Meio ambiente e natureza

​No CAO em Leiria:

  • Cerâmica

  • Têxteis

  • Pintura

  • Atividades de Vida Diária

  • Sala Verde

  • Sala T

  • Salas Sensoriais

1. Atividades estritamente ocupacionais

Atividades em sala que visam manter os clientes ativos e interessados, favorecendo o seu equilíbrio físico, emocional e social, bem como a estimulação sensorial: 

No CAO em Porto de Mós e Batalha:

  • Cozinha

  • Apoio administrativo

  • Jardinagem 

  • Serviços gerais/apoio à infância 

​No CAO em Leiria:

  • Lavandaria

  • Copa e refeitório

  • Jardinagem 

  • Serviços gerais 

2.  Atividades socialmente úteis

Atividades dotadas de utilidade social que contribuem para a realização pessoal e integração social dos clientes, ao permitir que estes produzam um bem ou serviço:

No CAO em Porto de Mós e Batalha:

  • Atividade física e desportiva (natação, adaptação ao meio aquático, ténis de mesa/ /badmington, boccia, ginásio, desportos coletivos)

  • Dança Criativa

  • Estimulação Sensorial com recurso à música

  • Reabilitação psicomotora

  • Terapia ocupacional

​No CAO em Leiria:

  • Atividade física e desportiva (natação, adaptação ao meio aquático, ciclismo, patinagem, desportos coletivos) 

  • Danças Populares Adaptadas

  • Estimulação Sensorial

  • Fisioterapia

  • Hipoterapia

  • Snoezelen

  • Terapia ocupacional

3. Atividades lúdico-terapêuticas 

Atividades que implicam a ativação físico-funcional, melhorando a capacidade funcional e o bem-estar dos clientes: 

  • Grupos de autorrepresentação

  • Celebração de aniversários e datas festivas

  • Higiene pessoal

  • Atividades de vida diária 

  • Manutenção de aquisições escolares

  • Informática adaptada

  • Socializações​

4. Atividades de desenvolvimento pessoal e social 

Atividades que visam dotar os clientes de competências no âmbito da autonomia, participação social e competências de relacionamento interpessoal:

A quem se destina

Pessoas com deficiência intelectual e idade igual ou superior a 18 anos, residentes nos concelhos de Leiria, Porto de Mós e Batalha, cujas capacidades não lhes permitam o exercício de uma atividade profissional.

Objetivo

O objetivo central da valência consiste em promover a qualidade de vida dos seus clientes, nas dimensões: desenvolvimento pessoal (relações interpessoais e autodeterminação), bem-estar (emocional, físico e material) e inclusão social (cidadania, direitos e empregabilidade). 


A definição de qualidade de vida é única para cada cliente e está refletida no plano individual de cada um. Tem como base a identificação das necessidades e expectativas dos clientes e significativos, e procura ir ao encontro do seu projeto de vida, valorizando os seus hábitos, interesses e experiências.

Em 2006 criou o Pólo Intermunicipal Porto de Mós e Batalha, sediado em Porto de Mós.

Com a Portaria nº 70/2021 de 26 de Março, em 2023 a valência CAO será reconvertida para CACI, encontrando-se regulamentada nesta portaria as condições gerais do edificado, os termos e as condições técnicas de instalação e organização, funcionamento e instalação a que deve obedecer esta resposta social. 

Leiria

Segunda a sexta-feira

8h30 às 17h30

Porto de Mós e Batalha

Segunda a sexta-feira

8h30 às 17h00

Horário de Funcionamento

Períodos de encerramento

Mês de agosto
24 e 31 de dezembro 
Terça-feira de Carnaval

5. Apoio de terceira pessoa

Prestação de cuidados ao nível de:

Higiene pessoal e conforto

Alimentação

6. Administração da terapêutica

7. Refeições

8. Transporte

(serviço extra)

Equipa Técnica

  • Assistente Social 

  • Psicólogo

  • Terapeuta Ocupacional 

  • Técnico Superior de Reabilitação 

  • Fisioterapeuta (Leiria)

  • Monitores

  • Ajudantes de Ação Direta

  • Serviços de Apoio

Condições de Acesso

  • A sinalização e avaliação dos alunos é realizada em parceria com as EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva) e o CRI, com priorização das situações consideradas “mais graves”

A Cercilei constitui-se como Centro de Recurso para a Inclusão (CRI) em 2009, com vista a contribuir para a promoção da qualidade de ensino num modelo de escola inclusiva, consagrando princípios, valores e instrumentos fundamentais para a igualdade de oportunidades.
In Protocolo de Colaboração Centros de Recurso para a Inclusão


Trata-se de um recurso específico da comunidade de apoio à aprendizagem e à inclusão, um serviço especializado acreditado pelo Ministério da Educação que tem como missão apoiar as escolas na promoção do sucesso educativo dos alunos com medidas adicionais.

CRI

A quem se destina

Crianças e jovens com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão dos AE/ES (Agrupamentos de Escolas/Escolas Secundárias): 

  • Agrupamento de Escolas da Batalha

  • Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra

  • Agrupamentos de Escolas de Colmeias 

  • Agrupamento de Escolas D. Dinis

  • Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus

  • Agrupamento de Escolas Henrique Sommer – Maceira

  • Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Carreira

  • Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

  • Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo 

Objetivo

Apoiar a inclusão das crianças e jovens com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo de potencial de cada aluno em parceria com as estruturas da comunidade.

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira

8h30 às 18h00

Períodos de encerramento

Interrupções letivas em conformidade com o calendário escolar do ensino regular

Intervenção da equipa técnica

  • Enquanto elementos variáveis da EMAEI, colaboram no processo de identificação de medidas de suporte, no processo de transição para a vida pós escolar, no desenvolvimento de ações de apoio à família e na prestação de apoios especializados nos contextos educativos. Os apoios especializados prestados em contexto escolar têm como finalidade contribuir para a melhoria da funcionalidade dos alunos, com vista a otimizar as suas aprendizagens e a elevar os seus níveis de participação, contribuindo para que o aluno alcance os objetivos e competências curriculares estabelecidos. Destinam-se ainda, a reduzir ou eliminar as barreiras que se colocam à aprendizagem e à participação nos diferentes contextos educativos. 

  • Trabalho colaborativo, mediante a prestação de apoio de retaguarda aos professores, pais, pares e outros profissionais, transversal às diferentes fases de intervenção educativa (avaliação, planeamento e intervenção), visando a capacitação da equipa educativa;

  • Trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando serviços especializados como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva;

  • Intervenção na pessoa e nos contextos, ou seja, nos diferentes ambientes da escola nos quais é suposto o aluno participar;

  • Intervenção na interação entre o aluno e esses contextos, tendo como objetivo eliminar barreiras que dificultam ou impeçam o acesso ao currículo e à participação na vida escolar;

  • Promover um serviço de proximidade e de retaguarda.

Princípios Estruturantes

Equipa Técnica

  • Psicólogos

  • Fisioterapeutas

  • Terapeutas da Fala

  • Terapeutas Ocupacionais

  • Serviços de Apoio

 

Unidades Residênciais


A primeira Unidade Residencial foi constituída em 1997, com a celebração do acordo com a Segurança Social, entidade que financia e tutela esta valência. A segunda Unidade Residencial surgiu em 2006.

“(…) pretendem (…) ser a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e ainda a criação de soluções de complementaridade ou de alternativa à situação familiar que contribua efetivamente para a sua autonomia, valorização pessoal e desenvolvimento de competências (…)” 


(Manual de processos - chave Lar Residencial - 2009:1)

A Portaria nº 59 de 2015 define as condições de organização, funcionamento e instalação de estabelecimentos residênciais designados por lar residencial e residência autónoma.
 

A quem se destina

Pessoas com deficiência intelectual e idade igual ou superior a 16 anos, que se encontrem impedidas temporariamente ou definitivamente de residir no seu seio familiar.

Objetivos

  • Dinamizar atividades que potenciem o desenvolvimento psicossocial do cliente, enquanto pessoa;

  • Proporcionar atividades e cuidados que visem manter o seu equilíbrio físico, emocional e social;

  • Privilegiar a interação com familiares /significativos;

  • Promover um ambiente o mais próximo possível do modelo familiar;

  • Promover a integração social de forma a minimizar os efeitos da institucionalização, possibilitando-lhes fazer escolhas, respeitar os direitos e partilhar lugares comuns;

  • Dar suporte à família assegurando o bem-estar e qualidade de vida do seu familiar, prestando os cuidados para a satisfação das necessidades básicas de uma forma continuada.

Horário de Funcionamento

Segunda a Domingo

00h00 às 24h00

Períodos de encerramento

As Unidades Residênciais encontram-se abertos o ano inteiro

Apoio nas atividades de suporte à vida quotidiana

  • Tratamento de roupa 

  • Transporte

  • Participação na organização e gestão da vida diária

  • Acompanhamento ao exterior 

  • Aquisição de bens e serviços

Cuidados pessoais e de saúde 

  • Cuidados de higiene 

  • Cuidados de imagem 

  • Assistência na toma da medicação 

  • Acompanhamento a consultas 

  • Cuidados em situação de emergência

Apoio nas atividades socioculturais

  • Culturais 

  • Desportivas 

  • Intelectuais/ formativas

  • Lúdicas/recreativas 

  • Festivas 

Apoio residencial

  • Alojamento em quarto individual ou duplo 

Apoio à Família

  •  O Lar Residencial poderá, sempre que possível, disponibilizar outros serviços e desenvolver outras atividades, com vista a responder às necessidades e expectativas dos clientes.

Nutrição e alimentação

  •  O Lar Residencial proporciona uma alimentação adequada às necessidades de cada residente.

Áreas de intervenção / Serviços

A intervenção junto dos clientes perspetiva o desenvolvimento do seu Plano Individual, definido com base nas suas necessidades e expectativas, assentando no modelo de qualidade de vida que abrange os seguintes domínios: desenvolvimento pessoal (relações interpessoais, autodeterminação), bem-estar (físico, emocional e material) e inclusão social (cidadania e direitos), procurando ir ao encontro do seu projeto de vida.

Equipa Técnica

  • Assistente Social

  • Animadora Sociocultural

  • Ajudantes de Estabelecimento de Apoio a Deficientes

  • Serviços de Apoio

 

Educacional

A valência educativa ou educacional é uma estrutura que funciona como um estabelecimento de Ensino e Educação Especial tutelado pelo Ministério de Educação desde 1976, sendo esta a primeira valência da Cercilei. 


Nos termos do Decreto-Lei n.º 553/80, de 21 de Novembro, as leis números 9/79, de 19 de Março e 65/79 ,de 4 de Outubro, reconhecem aos pais a prioridade na escolha no processo educativo para os seus filhos em conformidade com as suas convicções. (…)

A quem se destina

Crianças e jovens com necessidades educativas especiais e com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, que exijam um atendimento específico resultante de: 

• Dificuldades graves de comunicação, no acesso ao currículo regular, designadamente nas áreas da motricidade, da linguagem, da visão, da audição e do comportamento;
• Dificuldades graves de compreensão do currículo regular;
• Problemas graves do foro emocional e comportamental; 
• Outros problemas que, por razões conjunturais ou contextuais devidamente fundamentadas, exijam um atendimento especializado não disponível no quadro do atendimento regular.
 

Objetivo

  • Promover o desenvolvimento integral do aluno, assegurando atividades letivas, terapêuticas e integração social que, de acordo com avaliação psicopedagógica, requer adaptações significativas em áreas do currículo comum. 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

9h00 às 17h00

Períodos de encerramento

Mês de agosto
24 e 31 de dezembro 
Terça-feira de Carnaval

  • A primeira matrícula do aluno é efetuada na escola da área da sua residência.

  • A Direção da Escola, o professor do aluno e o professor de ensino especial, com a concordância ou vontade expressa pelo Encarregado de Educação, remete para a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, até ao final do 2.º período do ano letivo anterior, o programa educativo individual do aluno, a proposta de encaminhamento para a instituição de educação especial, a declaração de aceitação do aluno por parte da Cercilei e a declaração de concordância do encarregado de educação. 

  • O processo de transferência efetua-se após o parecer favorável por parte do Diretor dos Estabelecimentos Escolares.

Encaminhamento

O encaminhamento dos alunos para a valência Educativa, rege-se pela Lei nº 21/2008, de 12 de maio e pela Portaria n.º 1102/97, de 3 de novembro. 

De forma sucinta, os procedimentos são os seguintes:

Equipa Técnica

  • Docente especializado em Educação Especial 
    Terapeuta da Fala
    Fisioterapeuta  
    Psicólogo
    Auxiliar de educação 
    Serviços de apoio

Intervenção da equipa técnica

De acordo com as necessidades específicas de cada aluno, Plano Educativo Individual (PEI) e Programa Educativo (PE) revistos anualmente, são proporcionadas as seguintes áreas de intervenção:

  • Independência/autonomia pessoal (higiene, alimentação e vestuário)

  • Estimulação sensorial

  • Desenvolvimento da linguagem

  • Iniciação ao grafismo

  • Cálculo e escrita funcional

  • Informática adaptada (CRID-Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPL)

  • Atividades da vida diária (AVD)

  • Terapias (Snoezelen, hipoterapia, atividades em meio aquático)

  • Socializações

  • Acompanhamento psicológico 

  • Transição para a vida pós-escolar (PIT)

Serviços de jardinagem e lavandaria

Cerciserv

A Cercilei, na sua missão: promover a educação, reabilitação e inclusão socioprofissional da pessoa com deficiência (…) criou, em 1999, uma empresa de inserção social (Cerciserv) na área de jardinagem e lavandaria que permite aos jovens com incapacidade intelectual realizarem-se profissional e socialmente, contribuindo de forma ativa na sociedade, sempre acompanhados por profissionais de jardinagem e lavandaria.

A Cerciserv é uma valência da Cercilei não financiada pelas tutelas, que concorre no mercado normal de trabalho e está sujeita a todas as obrigações de uma empresa normal.
 

 

Manutenção do Jardim

  • Compromisso a acordar com a equipa técnica, nomeadamente número de intervenções, periodicidade, zonas a trabalhar, materiais e serviços a executar, sendo a forma de pagamento por fatura mensal a 8 dias. 

 

Serviço à hora

  • Serviços pontuais solicitados pelo cliente, sendo o valor faturado em função do número de horas efetuadas pela equipa, incluindo o tempo da deslocação.

Acordo mensal de

serviço à hora

  • Compromisso a acordar com a equipa técnica, nomeadamente número de intervenções, sendo o valor faturado em função do número de horas efetuadas pela equipa, incluindo o tempo da deslocação. O trabalho a realizar será indicado pelo cliente, os tratamentos fitofarmacêuticos e materiais aplicados serão faturados à parte ou fornecidos pelo cliente. A(s) intervenção(ões) do mês seguinte só serão realizadas após liquidação do serviço anterior.

Alguns Clientes

  • Alidata

  • Arquivo Distrital de Leiria

  • Caixa Agrícola da Maceira

  • Centro Hospitalar S. Francisco

  • Construções Vieira Mendes

  • Crisal

  • Decathlon

  • Diamantino Perpétua & Filhos

  • DNC - Técnica

  • Escola Básica 2,3 Marrazes

  • Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

  • Freguesia da Golpilheira

  • Freguesia da Moita

  • Galius

  • Hospital D. Manuel de Aguiar

  • Hotel Tryp

  • Iveco Portugal

  • Jardim-Escola João de Deus

  • La Redoutte

  • Lar Vivaki

  • Liga Social e Cultural Campos do Lis

  • Lubrigás

  • Lubrisport

  • Martos & Cª.

  • Mater

  • Mc Donald’s Leiria

  • Mediamarket

  • NERLEI

  • Ofra

  • Pastelaria Açoreana - Colmeias

  • Plastidom

  • Rações Selecção

  • Respol

  • Sapol

  • Scania

  • Sousa & Sousa

  • S4metro

  • Teclena

  • Terraços do Liz                                     

  • União de Freguesias de Colmeias e Memória

  • União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes

  • União de Freguesias de Marrazes e Barosa

  • União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa

  • Vieiraembal

  • VMF Petróleos (Boavista, Raposeira, Fátima, Meirinhas e Casais de Santa Teresa)

  • Diversos condomínios e particulares

  • Outras empresas e instituições

Construção

Recuperação

Manutenção

Limpeza de espaços

Sistemas de rega

Serviços prestados:

À exceção do serviço à hora, as manutenções, recuperações, construções, sistemas de rega e limpezas obrigam a visita ao local da equipa técnica para orçamentação.

As visitas aos jardins/espaços para orçamentação dos trabalhos pretendidos, realizam-se às terças e quintas-feiras, entre as 9h00 e as 13h00.

Os trabalhos de jardinagem efetuam-se de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00. 


O serviço de manutenção de jardins poderá ser realizado da seguinte forma:

Jardinagem

Lavandaria

A lavandaria, situado na sede da Cercilei, nos Pinheiros, está aberta ao público das 8h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30. Encerra ao fim de semana. 

Na área da Lavandaria realizamos lavagem, secagem e engomagem de todo o tipo de roupa.

Não realizamos limpeza a seco. 

1. Serviço à peça

 

2. Serviço a peso de roupa de casa/ roupa de vestir:

  • Secar; Lavar e secar; Lavar, secar e engomar 

3. Serviço de Engomagem

  • Exclui camisas e camiseiros

4. Serviço de Engomagem de camisas

    

Os serviços de jardinagem e lavandaria contam, para além dos colaboradores, com jovens do CAO/CACI da Cercilei.

Manutenção

Cerciserv
Educacional
CACI
Unidades Residênciais
Intervenção Precoce
CINFORM
CRI

Conheça as nossas Valências

Cerciserv
Educacional
CAO/CACI
Unidades Residênciais
Intervenção Precoce
CINFORM
CRI

Conheça as nossas Valências

Cerciserv
Educacional
CACI
Unidades Residênciais
Intervenção Precoce
CINFORM
CRI

Conheça as nossas Valências

Intervençao Precoce

A Intervenção Precoce surgiu em 2000 com o projeto Nós, ao abrigo do despacho-conjunto 891/1999, com a formalização do acordo atípico com a Segurança Social. Em 2007, a Cercilei alargou a sua área de intervenção  a Porto de Mós e Batalha, com o projeto Bem me Quer.

Trata-se de uma resposta de parcerias, nomeadamente: serviços de saúde, de educação, da segurança social e organizações locais.

Em 2011 passaram a ser designadas por Equipas Locais de Intervenção (ELI). Em 2018 foi constituída a segunda ELI em Leiria.

Atualmente temos três ELI, duas em Leiria e uma em Porto de Mós e Batalha.

1. Critérios de elegibilidade 

Crianças que apresentam alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o normal desenvolvimento; crianças que apresentam risco grave de atraso de desenvolvimento.

Referenciação – quem pode referenciar 

  • Hospitais Centrais;

  • Centros de Saúde;

  • Maternidades;

  • Serviços Sociais;

  • Serviços de Educação (Creches e jardins de infância)

  • Pais, família, vizinhos e comunidade em geral.

Encaminhamento 

Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI) de Leiria 
Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Batalha e Porto de Mós 

Metodologia de Intervenção 

Avaliação diagnóstica através do levantamento de dados que permita detectar as necessidades e potencialidades da criança e da família.
Designação de um técnico da ELI que irá acompanhar a criança e a família para, em conjunto, implementarem um Programa Individual de Intervenção Precoce (PIIP).
Definição do local de apoio desejado pela família (domicílio, creche, jardim de infância, ama).
Intervenção articulada entre todos os intervenientes, pois só assim se conseguem bons resultados.

Equipa Técnica

  • Assistentes Sociais

  • Psicólogos

  • Terapeutas da Fala 

  • Docentes de educação especial 

  • Enfermeiros

  • Terapeuta Ocupacional (ELI Leiria)

  • Médico (ELI Batalha e Porto Mós)

A quem se destina

Crianças entre os 0 e os 6 anos de idade, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias.

Objetivo

Assegurar às crianças a proteção dos seus direitos e o desenvolvimento das suas capacidades;


Detetar e sinalizar todas as crianças com risco de alterações ou alterações nas funções e estruturas do corpo ou risco grave de atraso de desenvolvimento;


Intervir, após a deteção e sinalização, em função das necessidades do contexto familiar de cada criança, de modo a prevenir ou reduzir os riscos de atraso no desenvolvimento;


Apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação;


Envolver a comunidade através da criação de mecanismos articulados de suporte social.

Em 2009, com o Decreto-Lei 281/2009 foi criado o SNIPI, Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, que consiste num conjunto organizado de entidades institucionais e de natureza familiar, com vista a garantir condições de desenvolvimento das crianças com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o crescimento pessoal, social, e a sua participação nas atividades típicas para a idade, bem como das crianças com risco grave de atraso no desenvolvimento. O SNIPI é desenvolvido com a atuação coordenada entre os Ministérios da Solidariedade e da Segurança Social, da Saúde e da Educação e o envolvimento das famílias e da comunidade, através das Equipas Locais de Intervenção (ELI). 

Período e Horário de Funcionamento

De segunda a sexta das 8.30 às 19.30

 

Encerramento

24 e 31 de dezembro 
Terça-feira de carnaval

 

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